domingo, 16 de agosto de 2009


   

O retrato de Dorian Gray

Quando li esse livro foi o começo das minhas leituras ''não-obrigatórias'', logo quando entrei de férias, estava na 8ª série se não me engano e senti uma abstinência  por ler algo, acho que ainda era a adrenalina pós-ano letivo. Eis que surge então ''O retrato de Dorian Gray'' ele já estava em cima do baú há séculos, minha irmã já tinha lido pra escola; resolvi então ler... Achei tão''fininho''!

É um romance da literatura inglesa, sua história se passa no sec. XIX, na chamada era Vitoriana; época marcada pela luxuosidade e também por péssimas condições de grande parte dos trabalhadores.

Enredo:

Dorian é um rapaz jovem e bonito pertecente a alta sociedade. Este posa pra Basil Hallward seu amigo e pintor. Após ver seu retrato pronto, Gray exprime o desejo que seu quadro envelhecesse mas que ele ficasse eternamente jovem. Mal sabia ele que sua vontade seria atendida. O livro ganha mais emoção logo após a descoberta das mudanças ocorridas somente no seu quadro. A partir desse momento Dorian começa a refletir sobre o que fez em sua vida; seus questionamentos são longos, porém não monótonos, até que chega ao desfecho do livro que é muito intenso e chocante, Mesmo!!

Embora escrita há 2 séculos a temática da obra é notoriamente atual, questões como a importância da beleza dentro da sociedade, a inversão de valores e o medo de envelhecer torna-se cada vez mais presente em nossas vidas; inconscientemente assim como o próprio  Dorian nos tornamos reféns desses mesmos dilemas.

*Autor da obra Oscar Wilde

4 comentários:

Bianca 2007.1 disse...

Poxa, que interessante! QUe coincidencia! Meu irmao tambem tinha lido esse livro na escola e ha algum tempo atras eu li ele. Lembro que adorei, so que ja tentei lembrar da historia e ate agora nao consegui, nem mesmo depois de ter lido o post. Nas ferias passadas ate procurei ele em casa pra reler, mas nao achei... Ah, agora tenho que ler!!To curiosa! HEhehe

Mariana Salles 2009.2 disse...

Em setembro nos Eua, estreia o filme;
Dorian vai ser Ben Barnes akele ator q fez o príncipe Caspian em As crônicas de Nárnia..\º/
o trailler http://www.youtube.com/watch?v=2A_srGVBk4E&feature=player_embedded

Grasilane Gonçalves disse...

OI Bianca tudo bom?
Eu estava pesquisando sobre como aferir pressão arterial ai no meio de minha pesquisa eu tive a grande boa sorte de encontrar seu blog, que me chamou atenção e fez com que eu me torna-se sua fã, as máterias aqui postadas são muito interessantes e eu gostaria que você se torna-se minha amiga, pois apenas por suas idéias pude ver que você é muito legal e uma pessoa apropriada para termos como amiga, eu conto com você.
Êi eu indicarei seu blog para meus amigos,viu?

Grasilane Gonçalves disse...

OI Bianca tudo bom?
Eu estava pesquisando sobre como aferir pressão arterial ai no meio de minha pesquisa eu tive a grande boa sorte de encontrar seu blog, que me chamou atenção e fez com que eu me torna-se sua fã, as máterias aqui postadas são muito interessantes e eu gostaria que você se torna-se minha amiga, pois apenas por suas idéias pude ver que você é muito legal e uma pessoa apropriada para termos como amiga, eu conto com você.
Êi eu indicarei seu blog para meus amigos,viu?