Gente...Estou lendo o livro O Mundo de Sofia, um romance da história da filosofia, que muitos já devem ter lido.
Estava lendo um trecho que fala de uma filosofia estóica que surgiu em Atenas por volta de 300 a.c. Os estoicos diziam que todos os processos naturais (enfermidades, morte) eram regidos pelas leis da natureza, que nada acontecia por acaso, e sim porque tinha de acontecer. Por essa razão os homens tinha de aceitar seu destino.
Pronto..foi ai que parei e não conseguir avançar nas páginas só pensando...porque já ouvir essas espressões de que "nada acontece por acaso" que "é o destido", muitas vezes porque muitas pessoas acreditam nisso. Mas nunca tinha me atentado como agora.
E cheguei a conclusão que não acredito nessas coisas de destino, que tudo está pré-determinado, e que nada acontece por acaso. Não, acho é que tudo acontece por acaso mesmo. A gente vai vivendo e compondo nossa vida. Tudo que encontramos nessa estrada da vida é resultado das nossas esconlhas, nossas buscas, nossas lutas ou até mesmo nosso conformismo. E acho também que as escolhas dos outros interferem em nossa vida e virse-versa. Por exemplo, ao logo desse anos, a escolha dos homens ao desenvolvimento cada vez mais acelerado, desenfreado, determinou muitos dos problemas sociais que assolam a sociedade...e o mendigo é só uma vítima dessas escolhas anteriores a ele, não é o destino dele.
O que vocês pensam sobre isso?
Biny :p