terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

.


Gente...Estou lendo o livro O Mundo de Sofia, um romance da história da filosofia, que muitos já devem ter lido.

Estava lendo um trecho que fala de uma filosofia estóica que surgiu em Atenas por volta de 300 a.c. Os estoicos diziam que todos os processos naturais (enfermidades, morte) eram regidos pelas leis da natureza, que nada acontecia por acaso, e sim porque tinha de acontecer. Por essa razão os homens tinha de aceitar seu destino.

Pronto..foi ai que parei e não conseguir avançar nas páginas só pensando...porque já ouvir essas espressões de que "nada acontece por acaso" que "é o destido", muitas vezes porque muitas pessoas acreditam nisso. Mas nunca tinha me atentado como agora.

E cheguei a conclusão que não acredito nessas coisas de destino, que tudo está pré-determinado, e que nada acontece por acaso. Não, acho é que tudo acontece por acaso mesmo. A gente vai vivendo e compondo nossa vida. Tudo que encontramos nessa estrada da vida é resultado das nossas esconlhas, nossas buscas, nossas lutas ou até mesmo nosso conformismo. E acho também que as escolhas dos outros interferem em nossa vida e virse-versa. Por exemplo, ao logo desse anos, a escolha dos homens ao desenvolvimento cada vez mais acelerado, desenfreado, determinou muitos dos problemas sociais que assolam a sociedade...e o mendigo é só uma vítima dessas escolhas anteriores a ele, não é o destino dele.


O que vocês pensam sobre isso?


Biny :p



2 comentários:

Bianca 2007.1 disse...

Olha, eu não acredito nessa história de DESTINO não. Mas, pro outro lado, também não acho que tudo ocorra de maneira aleatória. Acho que há uma certa ordem, uma razão de ser, tipo DEUS. Mas acreditar nisso não significa dizer que TUDO que acontece "foi pq DEUS quis". Somos sempre capazes de mudar a nossa realidade, de nos transformar, inclusive, e assim construirmos o nosso Futuro, o nosso destino.

Mariana Salles 2009.2 disse...

Eu tbm não acredito em destino, eu acredito em situações fortes que levam à ''predestinação'', por exemplo akela mãe catadora de lixo q conseguiu colocar o filho na faculdade, o destino q se esperaria não seria este, no entanto ela reverteu isso, mesmo o filho morrendo ''por acaso'' dps, mas falar que Deus quis isso, eu tbm não concordo, Deus ctza quis q esse menino continuasse a vencer esse '' destino'' mas infelizmente, o desejo de Destino dos Homens falou mais alto.