sábado, 16 de maio de 2009

O menino do dedo verde


Eu já tinha lido esse livro na minha infância e o reli ano passado. Nossa, foram duas leituras muito diferentes do mesmo livro! Leitura do livro e leitura do mundo.

Eu tinha ele em casa porque meu irmão mais velho tinha sido "obrigado"a ler ele na sua 4a. série, assim como todos os meninos que passavam pela 4a. série, mas acho que na minha 4a. série mudaram. Não lembro qual livro tive que ler... Só lembro com mais detalhes dos livros que li a partir da 5a. série, principalmente, os que eram dele e que eu lia por vontade própria mesmo: Ah, SOZINHA NO MUNDO!

Aliás, obrigar as "crianças" a lerem livros e reduzir estes a perguntas e respostas de provas chega a ser até cruel diante da diversidade de interpretações, reflexões e emoções dos livros, inclusive por parte das crianças. Será que é assim que se incentiva a leitura? Passamos por isso no ensino fundamental, ensino médio, vestibular e ... só! Na faculdade não me obrigam a ler livros e eu os tenho lido mais do que nunca...

O menino do dedo verde foi, sem dúvida, um dos melhores livros que já li. E há quem diga: Aff, é um livro de criança! Mas as coisas “destinadas” às crianças que tenho lido são muito boas. Gosto do jeito simples, claro e mágico que as coisas infantis têm. Esse livro mais especificamente, tem tudo isso e mais ricas metáforas do mundo...

Certa feita na TV, vi uma entrevista com uma escritora de livros infantis que dizia que escrever para as crianças era difícil, pois elas eram um público muito exigente!

Clicando no título do post vai pra um site que tem o livro todo dispoível, mas pra baixar não sei se é confiável... http://www.scribd.com/doc/7052060/Maurice-Druon-o-Menino-Do-Dedo-Verde

Postado por Bianca 2007.1

4 comentários:

Biny- 2007.1 disse...

qd eu era mais nova odiava qd os professores me obrigavam a ler os livros pq ia está na prova...na época eu era nova mesmo...sei lá uns 11 anos...e me interessava por livros como "Uma viagem ao fundo do mar" que nem me lembro mais o autor, ou "A ledeira sei lá o que" que me faziam viajar no mundo dos livros. Não sei bem se eh certo ou errado dizer qual livro o aluno deve ler...pois se por um lado pode limitar a criatividade do aluno, por outro pode facilitar a aproximação do aluno com um determinado tema, como forma de iniciativa para aqueles que não fazem da leitura um hábito cotidiano... Bia espero até hj o livro " o menino do dedo verde" para eu ler...

Jullyannah disse...

A maioria dos livros que li depois da 5ª série me traumatizaram...Li memórias póstumas de brás cubas muito nova para absorver todo o pessimismo de machado de assis. é meio complexo obrigar mentes tão jovens a se interessar por certas coisas. e o incentivo a leitura não deveria ser forçado.
Porém quando eu já estava no ensino médio eu li um livro(obrigada) que eu adorei. Chama-se O auto da barca do inferno de Gil Vicente...
Tentarei ler o livro o menino do dedo verde...

Mário 2007.1 disse...

Ela enrolou, e nem tocou no que eu queria saber. O dedo do menino é verde? rsrsrs
Eu acho que não é correto, mas de grande valia, indicar livros apropriados para as crianças lerem, nesse mundo fútil em que vivemos os interesses são mais facilmente canalizados para outras coisas que não de utilidade alguma.

Bianca 2007.1 disse...

Você falou bem, Mário: INDICAR!Eu não fui indicada a ler os livros na Escola. Eu tinha que fazer uma prova sobre eles. E o que acontece na verdade é que a maioria dos estudantes lê somente o resumo. Ou seja, não adianta de nada. Não faz o menor sentido. E olha que nós estamos falando de livros, pior ainda é com a poesia. Eu sempre errava as perguntas sobre poesias.A minha interpretação era errada. Mas será?Eu, hoje, não ligo se a minha interpretação está certa, afinal o sentido da poesia quem dá é aquele que lê, mesmo que não faça "sentido" nenhum...É o que a pessoa sente, e isso nunca poderia estar errado...