terça-feira, 25 de maio de 2010
Promoção da Cultura de Paz
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cartilha_impacto_violencia_final.pdf
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=30087&janela=1
Em 2006, as causas externas, também reconhecidas como agravos foram responsáveis pelo maior número de morte em crianças de 1 a 9 anos. Os acidentes e as violências colocam o País em estado de alerta, embora o Brasil tenha reduzido a mortalidade infantil de 47,1 por mil nascidos vivos para 20,4, no período de 1990 a 2006. Saiba o que a Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno faz para prevenir acidentes e violências:
As causas externas são consideradas um grave problema de saúde pública, um desafio a ser enfrentado que requer esforços conjugados de governos e sociedade, daí a importância de investir em ações de promoção da saúde, prevenção de violência, acidentes e na promoção da cultura de paz.
Nesse sentido, a Área Técnica de Saúde da Criança elege como uma de suas prioridades o fortalecimento da linha de cuidado de prevenção de violências e promoção da cultura de paz. Esses cuidados são a garantia para o crescimento e o desenvolvimento saudável da criança e servirão como espelho de valores para a vida adulta. O objetivo dessa linha de cuidado é atuar na formulação de diretrizes, parâmetros e metodologia de atenção integral à saúde da criança em situação de violência, visando ao atendimento humanizado e multidisciplinar com orientação às vítimas e às famílias sobre seus direitos, além do encaminhamento e acompanhamento da criança na rede local de proteção social.
Fonte: Ministério da Saúde
domingo, 23 de maio de 2010
Visita ao Alcoólicos Anônimos
Pra mim ficou claro ali a efetividade do apoio da rede social na cura de doenças e na redução de agravos à saúde. Não tinha profissionais de saúde, nem experts em drogas de um modo geral ou em alcool ou em doenças decorrentes do uso abusivo destas, havia apenas pessoas que conviveram e convivem ainda com o alcool e que têm pra trocar com os demais a sua história de vida, a sua experiência.
No entanto, eles reconhecem a importância de orientar os profissionais de saúde quanto à essa doença que é o alcoolismo, que diferente de muitas outras por não ter só repercurssões físicas no indivíduo, nem cessa com o uso de determinada medicação, nem se adquire através do contato com um patógeno específico, É muito mais complexo, envolve muitos outros fatores da vida da pessoa e por isso mesmo, não pertence só a área da saúde, necessariamente. Nas histórias de vida dos membros que nos receberam também fica muito clara a importância do profissional de saúde de encaminhar, orientar os pacientes que sofrem dessa doença para esse tipo de "tratamento", pois eles haviam chegado ali por intermédios de seus médicos e seriam eternamente gratos a eles por isso.
Os problemas de saúde decorrentes o alcoolismo crônico inevitavelmente chegam às unidades de saúde e instituições hospitalares, mas o tratamento só desses problemas agudos não basta para o atendimento integral do indivíduo. Os profissionais devem primeiro perceber o etilismo como um problema de saúde e não só tratar a alucinação, o problema hepático ou o trauma decorrente do acidente automobilístico, depois saberem quais os tratamentos disponíveis para assim encaminhá-los e orientá-los em conversa franca.
terça-feira, 11 de maio de 2010
O caminho para a paz mundial
Palestras públicas em maio e junho
Como Solucionar nossos Problemas Humanos
Sem paz interior, a paz exterior é impossível. Todos nós desejamos que haja paz mundial, mas a paz mundial jamais poderá ser conquistada sem que primeiro estabeleçamos a paz em nossa própria mente. - Geshe Kelsang Gyatso, Transforme sua Vida
Em 2010, o Diretor Espiritual Nacional da NKT-IKBU para o Brasil e Professor Residente do CMK BR, Kelsang Odro, irá realizar uma série de palestras em cidades de São Paulo e também outros estados do Brasil, divulgando os programas de estudo da New Kadampa Tradition e a abertura do Templo pela Paz Mundial em outubro de 2010.
PALESTRAS EM SALVADOR
Data: 11 de maio, terça, 19h30 às 21h
Local: Auditorio da Universidade Federal da Bahia - Fac de Arquitetura- UFBAR. Caetano Moura, 121, Federação
Informações: Centro Budista Kadampa TaraF. (71) 3012-4252 / (71) 3344-2157 / (71) 9984-3696
Data: 12 de maio, quarta, 19h30 às 21h
Local: Livraria LDM MulticampiR. Direita da Piedade, 20 , Bairro Dois de Julho
Informações: Centro Budista Kadampa TaraF. (71) 3012-4252 / (71) 3344-2157 / (71) 9984-3696
Data: 13 de maio, quinta, 19h30 às 21h
Local: Auditorio do IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da BahiaRua Pedro Gama, 413-E, Alto do Sobradinho.- Federação
Informações: Centro Budista Kadampa TaraF. (71) 3012-4252 / (71) 3344-2157 / (71) 9984-3696
FONTE: http://nkt-kmc-brazil.org/pt/courses/palestra-paz-interior-paz-mundial