domingo, 23 de maio de 2010

Visita ao Alcoólicos Anônimos


Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.


O que me surpreendeu no AA foi o fato deles não possuírem uma hierarquia rígida na sua organização administrativa, uma vez que todos se colocam na mesma posição de usuários, sendo que alguns eventualmente exercem alguma função, algum cargo, que mesmo assim é transitório. Isso transparece a seriedade do objetivo do grupo que não é de fazer auto-promoção de si ou de seus membros, mas de auxiliar pessoas que se encontram em problemas decorrentes do uso abusivo de alcool a se afastarem da droga, se assim quiserem, ajudando, portanto, uns aos outros. Para não se afastarem desse objetivo e manter a integridade da Irmandade, não se manifestam sobre temas polêmicos que envolvem o uso do alcool, seus "coordenadores" não dão entrevistas no meio televisivo e nem apelam para ajuda financeira.
Pra mim ficou claro ali a efetividade do apoio da rede social na cura de doenças e na redução de agravos à saúde. Não tinha profissionais de saúde, nem experts em drogas de um modo geral ou em alcool ou em doenças decorrentes do uso abusivo destas, havia apenas pessoas que conviveram e convivem ainda com o alcool e que têm pra trocar com os demais a sua história de vida, a sua experiência.
No entanto, eles reconhecem a importância de orientar os profissionais de saúde quanto à essa doença que é o alcoolismo, que diferente de muitas outras por não ter só repercurssões físicas no indivíduo, nem cessa com o uso de determinada medicação, nem se adquire através do contato com um patógeno específico, É muito mais complexo, envolve muitos outros fatores da vida da pessoa e por isso mesmo, não pertence só a área da saúde, necessariamente. Nas histórias de vida dos membros que nos receberam também fica muito clara a importância do profissional de saúde de encaminhar, orientar os pacientes que sofrem dessa doença para esse tipo de "tratamento", pois eles haviam chegado ali por intermédios de seus médicos e seriam eternamente gratos a eles por isso.
Os problemas de saúde decorrentes o alcoolismo crônico inevitavelmente chegam às unidades de saúde e instituições hospitalares, mas o tratamento só desses problemas agudos não basta para o atendimento integral do indivíduo. Os profissionais devem primeiro perceber o etilismo como um problema de saúde e não só tratar a alucinação, o problema hepático ou o trauma decorrente do acidente automobilístico, depois saberem quais os tratamentos disponíveis para assim encaminhá-los e orientá-los em conversa franca.


Vejo muitos pacientes na internação hospitalar com o Histórico de etilismo ou uso de outras drogas, mas vejo apenas ser tratado o motivo da internação, a queixa principal. Mas se a queixa é decorrente do uso abusivo de drogas, o problema primário também não merece uma atenção? Uma conversa, uma pergunta que seja sobre esse problema, uma orientação, um apoio...


Para conhecer mais sobre o AA: http://www.alcoolicosanonimos.org.br/

2 comentários:

SOL disse...

Muito bom, coleguinha!!!

Gilson Cunha disse...

Bianca, meu email é asbbesporte@hotmail.com, me adicione para falarmos sobre bicicletas, instrumento multiuso, capaz de promover, esporte, saúde, solidariedade, renda e amor.
Farei uma pesquisa sobre o tema que você propôs e postarei no meu blog.