terça-feira, 25 de maio de 2010

Promoção da Cultura de Paz







http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cartilha_impacto_violencia_final.pdf

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=30087&janela=1


Em 2006, as causas externas, também reconhecidas como agravos foram responsáveis pelo maior número de morte em crianças de 1 a 9 anos. Os acidentes e as violências colocam o País em estado de alerta, embora o Brasil tenha reduzido a mortalidade infantil de 47,1 por mil nascidos vivos para 20,4, no período de 1990 a 2006. Saiba o que a Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno faz para prevenir acidentes e violências:

As causas externas são consideradas um grave problema de saúde pública, um desafio a ser enfrentado que requer esforços conjugados de governos e sociedade, daí a importância de investir em ações de promoção da saúde, prevenção de violência, acidentes e na promoção da cultura de paz.

Nesse sentido, a Área Técnica de Saúde da Criança elege como uma de suas prioridades o fortalecimento da linha de cuidado de prevenção de violências e promoção da cultura de paz. Esses cuidados são a garantia para o crescimento e o desenvolvimento saudável da criança e servirão como espelho de valores para a vida adulta. O objetivo dessa linha de cuidado é atuar na formulação de diretrizes, parâmetros e metodologia de atenção integral à saúde da criança em situação de violência, visando ao atendimento humanizado e multidisciplinar com orientação às vítimas e às famílias sobre seus direitos, além do encaminhamento e acompanhamento da criança na rede local de proteção social.


Fonte: Ministério da Saúde



Um comentário:

Mário 2007.1 disse...

Muito linda essa iniciativa. Resta saber se a rede de apoio e amparo às vitimas de violência só existem no papel.
Bom, pelo menos há um reconhecimento de quão grande é o problema. Se tem real "intenção"? Eu não sei, mas as políticas públicas estão aí, precisamos pressionar para que elas aconteçam.