segunda-feira, 3 de maio de 2010

Eu acho que é da minha conta. Certo ou Errado?













Vivemos numa sociedade onde literalmente os fins justificam os meios. Onde o certo e o errado já não são valores que pesam em nossa consciência. Nada disso interessa! O que importa é que vou me dar bem, e se você tem um pingo de consciência e insiste em mostrar o que está errado, você é limado, pois isso não é da sua conta, faz parte de outra vida, a vida dos outros.
Como é difícil hoje em dia ser correto, você deve fazer um esforço brutal pra não cair em "tentação", e se você não se beneficia das malandragens, você é um otário, simplesmente um otário.
Um dia desses ouvi da professora Norma: " ...as pessoas não param na faixa de pedestre porque é correto parar, é por que se elas não pararem, serão multadas...". Você acha certo ou errado?
Ainda pergunto às pessoas se elas acham certo ou errado, apesar de terem me dito que isso ou aquilo não é da minha conta. Pois eu insisto em dizer é da minha conta sim, vivo infelizmente em uma sociedade que me incomoda, e se me agride (os meus valores e crenças), é por que eu vivo, logo faz parte de mim e de minha vida, posso tentar mudar esse processo, já que não quero crer que "os fins justificam os meios" (MAQUIAVEL), passo a crer que "posso começar agora e fazer fim" (XICO XAVIER).
Ao mesmo tempo penso que o errado já está tão internalizado, tão natural, que chega a ser difícil perceber, e que o errado pode ser relativo ou estar relacionado a algo, e aí meus caros, o errado passa a ser certo e o certo o errado, e vira uma confusão que termina no bom senso. E se eu for delongar nesse texto até eu passo a achar que estou errado e que ninguém está errado e que o certo é a certeza de está certo. rsrsrsrsrs
Enfim o quero mesmo com essas lorotas é que paremos e pensemos dos menores atos, às maiores decisões de nossas vidas.
Isso é certo ou é errado?

3 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

espaço diferente e muito bonito, seguirei!

Bianca 2007.1 disse...

Acho que é certo! É certo não defender só o Seu Pirão. E além de certo, é da sua conta pois o pirão é de todos nozes! Quer vc tenha percebido ou não.

E se eu não falo nada, olho e faço vistas grossas com a justificativa de que não é da minha conta, quem pariu Mateus que balance, eu estou sendo coninvente com aquilo e o pior, perdendo uma oportunidade de mudança.

João Douglas disse...

Essa questão de "certo" ou "errado" me parece muito desnecessária, posto que quem a propõe pondera uma explicação metafísica para uma questão fenomenológica - coisas beeeeem diferentes - num âmbito social. Da mesma forma como se pontua "queda de valores, destruição da família...". Todos esses discursos são somente uma velha-guarda nostálgica que anseia que as coisas voltem à forma como eram quando sua geração estava no "auge" e por serem incapazes de ver nos outros novos "eus" (odeio esse termo), novas necessidades e não uma quebra de valores, mas somente OUTROS valores, se frustram e acham que o mundo está perdido. Não. Essa velha-guarda é que está perdida. Assim, se é certo ou errado, vai da época de cada um, da mesma forma como hoje é errado ser homofóbico e 100 anos atrás não o era, sendo anacrônico e pouco necessário discutir sua objetividade. A questão de certo ou errado é um pseudo-problema, na minha opinião. A questão é: pragmaticamente é útil ou não o que se faz?