quinta-feira, 4 de junho de 2009

O Bagagem Cultural

ARTIGO DE REFLEXÃO
O Bagagem Cultural agora é um Blog: o Blog da comunidade EEUFBA!
.
O Bagagem Cultural agora é um Blog:
o Blog da comunidade EEUFBA!

Bianca Gonzaga Trindade¹
Sabiny Pedreira Ribeiro²
.
.
.
.
RESUMO:
Objetivo geral: Possibilitar um maior diálogo e integração entre estudantes, professores e técnicos administrativos, revivendo assim o espírito comunitário da EEUFBA. O formato de Blog permite que o Bagagem Cultural seja uma ferramenta de comunicação mais interativa, facilitando a troca de conhecimentos empíricos, filosóficos e científicos, ou seja, experiências e idéias das mais diversas entre os interessados. Objetivos específicos: Possibilitar o descobrimento e/ou desenvolvimento, em cada um dos sujeitos, das suas diversas habilidades artísticas, enfermeirísticas, corporais, intelectuais, criativas, de reflexão, de comunicação, de relacionamento em grupo, ou de qualquer outra natureza de interesse dos mesmos. Auxiliar no melhor aproveitamento da Internet como recurso ímpar de construção e difusão de conhecimentos. Métodos: Foi criado um “Blog virtual” no endereço eletrônico www.bagagem—cultural.blogspot.com e um “Blog real” no Mural do D.A. , localizado no corredor do 1º andar da EEUFBA, com o intuito de abraçar esses dois “estilos” de comunicação. Foram distribuídos convites para todos os membros da comunidade EEUFBA (estudantes, professores e servidores), solicitando a colaboração destes na construção do Blog. Como para postar no espaço virtual é necessário ser um dos autores do Blog, foi explicado que os interessados em postar deveriam enviar um e-mail intitulado COLABORADOR para bagagem.cultural@yahoo.com.br com seu nome e “função” (estudante/professor/técnico administrativo) para que lhes fosse enviado o convite. Durante o cadastro como autor, deve ser escolhido um nome para facilitar a identificação, seguindo o exemplo, : Luís 2006.2; Cristina Melo (prof); Neuza (téc. adm.). Identificação sugerida também para os comentários. Resultados: Devido a diversa possibilidade de troca entre os sujeitos, os resultados desta experiência são infinitos, dinâmicos, e muito pessoais. Logo, não poderão ser mensurados ou analisados por nenhum outro a não ser por cada um dos sujeitos envolvidos. Conclusão: O Blog do Bagagem Cultural poderá ser, se nós quisermos, um espaço de integração e aprendizagem. Para mantermos ele vivo e interessante, postemos comentários, reportagens, mensagens, poesias, letras de músicas, orações, fotos, convites, resenhas, experiências em ACC´s, desenhos, insights, tirinhas, trechos de livros, devaneios, dicas de livros, sites, filmes, peças teatrais, moda, culinária, futebol, cabeleleiro, vídeos do YouTube, simpatias pra trazer a pessoa amada em 7 dias ... enfim, qualquer coisa que queiramos trocar com aqueles que junto conosco compõe a comunidade EEUFBA.
Palavras-chave: Gestão participativa; universalidade; integralidade; controle social; co-responsabilização; descentralização; acesso à informação; acolhimento; vínculo; comunidade; universidade; enfermagem.
.
.
.
.
_________________________
.
¹ Estudante da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, pisciana com ascendente em aquário, filha do meio e iniciante de ballet clássico.
² Estudante da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia,

Nenhum comentário: