terça-feira, 14 de julho de 2009

Enfª Caramujo


1977 ........................................2007

REINAÇÕES DE NARIZINHO (1931)
IX
"(...)
- Vê, Emília, de que escapamos? - cochichou Narizinho. - Se tivéssemos errado o caminho e ido parar na Terra das Vespas, com certeza nos matavam a ferroadas... - E voltando-se para os zangões: - Permitam-me, senhores, que vos apresente a Senhora Condessa de Três Estrelinhas. Esta ilustre dama foi vítima dum desastre no caminho e não consegue andar sem encosto. Poderá algum dos senhores arranjar-lhe um par de muletas?
- Podemos, sim, mas antes deverá consultar o grande médico que por acaso se acha aqui, vindo do Reino das Águas Claras.
- O Doutor Caramujo está aqui? - exclamou a menina muito alegre. - Conheco-o muito! Chamem-no depressa.
Os zangões partiram rápidos, regressando instantes depois em companhia do Doutor Caramujo, o qual, reconhecendo a menina e a boneca, saudou-as respeitosamente.
Depois arrumou os óculos para examinar a perna da Emília.
- É grave! - exclamou. - A senhora condessa está sofrendo duma anemia macelar no pernil barrigóide esquerdo. Caso muito sério.
- E que receita, doutor? Pílula de sapo outra vez? - indagou a menina.
- Esta doença - explicou o grande médico - só pode sarar com um regime de superalimentação local.
- Alimentação macelar, eu sei - disse a menina rindo-se da ciência do doutor. - Tia Nastácia sabe aplicar esse remédio muito bem. Em dois minutos, com um bocado de macela e uma agulha com linha ela cura Emília pro resto da vida.
- Tia Nastácia! - exclamou o médico escandalizado. - Com certeza é alguma curandeira vulgar! Macela! Alguma mezinha vulgar também! Oh, santa ignorância! Admira-me ver uma princesa tão ilustre desprezar assim a ciência de um verdadeiro discípulo de Hipócrates e entregar a condessa aos cuidados de uma reles curandeira...
- Reles curandeira? - exclamou a menina indignada. Chama-se então Tia Nastácia de reles curandeira? Se tem algum amor à casca. retire-se, Senhor Cascudo, antes que eu faça o que eu fiz para a tal Dona Carochinha. Reles curandeira! Já viu, Emília, um desaforo maior?
O Doutor Caramujo meteu o rabo entre as pernas e sumiu-se.
(...)"

Nenhum comentário: